quinta-feira, 12 de julho de 2012

O bom filho a casa torna, o bom palhaço... ao picadeiro!

Por Rafael Carvalho
Fotografias Jonatha Cruz


“Ah, o mundo sempre foi
Um circo sem igual
Onde todos representam
Bem ou mal
Onde a farsa de um palhaço
É natural...
Ah, no palco da ilusão
Pintei meu coração
Entreguei, entreguei amor
E sonhos sem saber
Que o palhaço
Pinta o rosto pra viver...”


     O palhaço. A figura que representa o ridículo que todo humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. Está aí o motivo destes “seres mágicos”, digamos assim, encantarem gerações. A identificação do público com as palhaçadas, nada mais é do que o ridículo que todos temem assumir, aflorado em um sorriso. E é disso que Arlequina Kombi trata quando chega, e a cidade felizarda da vez foi São José do Rio Pardo.
    
Com apoio do Centro de Cultura e Cidadania da cidade, os arlequinos se apresentaram desta vez no local mais propício para um palhaço, o picadeiro. Sim, até mesmo a “kombota” mais arteira do Brasil, não ficou de fora na última quarta feira (11).


 Estacionada debaixo da lona azul real, deu um contraste ao cenário de um circo já cheio de arte, com seu vermelho nada chamativo. Seria a cor, uma escolha proposital para um veiculo cheio de artistas? Vermelho, vermelho da cor do nariz do palhaço, vermelho da cor do sangue, vermelho como o coração das crianças que batiam forte, todas animadas com as apresentações dos grupos doBalaio e Cia do Outro Eu.


A exposição Do Outro Lado da Ponte, também foi parar no circo, incluindo a sensibilidade e visão de um mundo onde palhaços, cambalhotas são praticamente inexistentes, mas a vontade de viver, e o sorriso espontâneo são carro chefe.


   Os agradecimentos especiais, desta vez ficam para: do Centro de Cultura e Cidadania, Lucia Vitto e Tais Righetto que apoiaram todo o projeto na cidade, acompanhando e dando suporte para as apresentações, e ao monitor Juliano Cesar que recepcionou todos muito bem.


Agora vai aí um segredinho. Nossa Kombi querida já está em Porto Feliz, mas isso fica pra próxima.  Suspense, a alma do negócio!

Um comentário: