quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caminhos, e o caminho de casa!

Por Rafael Carvalho
Fotografias Jonatha Cruz


Para ler ouvindo A Vida do Viajante - Luiz  Gonzaga

   Após a passagem por Porto Feliz, e a ótima recepção da Dona Iracema nossos Arlequinos seguiram viagem em direção a Cananéia na região litorânea de São Paulo. Otimamente recepcionados no Camping das Bromélias, pelos proprietários Senhor Silva e Renata.


    No último sábado (14) já pela manhã, os arteiros se dirigiram a praia, como não são bobos foram desfrutar de uma paisagem paradisíaca que esta cidade colonial exibe. Conheceram o local onde seriam montados os cenários para, apresentação do grupo doBalaio e a exposição do fotográfo Jonatha Cruz.



   Ao entardecer, o circo se armou pela derradeira vez, já deixando um rastro de saudade no coração de cada um dos artistas. Com um público totalmente participativo e receptivo, a apresentação que desta vez, não teve a participação do grupo Cia do Outro Eu, não perdeu pra nenhuma das outras cidades.





   Sucesso também foi a palavra chave para, a ultima cidade a contemplar as obras da exposição Do Outro Lado da Ponte. Mais depoimentos foram registrador no caderno de visitas, muitos elogios e comoção com cada personagem destas fotografias sensíveis que logo estarão na capital paulista assim como, as apresentações dos dois grupos Arlequineiros!


   Todos tiveram o prazer de conhecer José Eduardo Xavier, fotógrafo da cidade que elabora um trabalho independente com fotografias próprias, transformando em cartões postais, cartões esses que José fez questão de presentear os teatreiros.


   Após o trabalho, chegou a hora de que? Curtir a festa junina que se instalava no mesmo local das apresentações com direito a comidas típicas, apresentações musicais e claro, a tradicional quadrilha. Festa Junina esta que, homenageava nada mais nada menos do que o centenário de Luiz Gonzaga. 

   Alguém tem duvida que o final desta viagem, poderia ser melhor? Se você acha que não se enganou, pois no dia seguinte não contentes, nossos queridos artistas viajantes foram em direção a Ilha do Cardoso com uma missão, visitar os golfinhos que ali habitam.

   No final das contas, ninguém viu golfinho e essa aventura foi mais do que radical, com direito a muito frio e maré enchendo, mas uma coisa é certa, no coração de cada um havia o sentimento de missão cumprida.


   Agora a cidade privilegiada com as apresentações e a exposição, é nossa velha e querida terra da garoa, São Paulo!  Abaixo o cronograma com os horários e locais por onde Arlequina Kombi irá passar na capital. 



   E eu, Rafael Carvalho me despeço desta viagem também. Tive o prazer de acompanhar cada instante, cada fato como se estivesse de corpo presente.
   Vi em cada fotografia, o brilho nos olhos das crianças que estavam no público. Vi a arte tocando cada um que presenciou a exposição de obras fotográficas, que relatam um cotidiano talvez nunca visto pelos moradores destas cidades. Senti mesmo a distância, a energia e a paixão de cada participante deste projeto mágico, com suas dificuldades, histórias e lutas individuais para que todo esse espetáculo se concretizasse.
   Parabéns queridos amigos Arlequineiros, parabéns por somarem um grupo de seres e almas que fazem a diferença, ou que se esforçam para serem mais do que meros seres pensantes e sim seres transformadores. Sinto-me orgulhoso em ter participado deste propósito, que tenho certeza estar somente no começo, um primeiro capítulo de uma grande história.

Um grande abraço, até as estrelas!

Fotografia de Leandro Hoehne


Nenhum comentário:

Postar um comentário