domingo, 1 de julho de 2012

Apresentação





Quando pode? Quando não pode? Aqui, ali... onde? Qual o lugar do artista, qual o lugar do circo? Qual o lugar do teatro? Pode ser na rua, pode ser na praça, pode ser na lona, pode ser no teatro? Ou não pode?
Onde pode estar a arte se não por toda parte?


Estas questões inquietam o Grupo doBalaio há muito tempo - a dificuldade de se afirmar como artista, os conflitos com o poder público, o público cada vez mais reduzido, assim como o espaço e o direito à expressão. Também nos inquieta a busca de uma resposta artística para elas e é com essa vontade que apresentamos o projeto de produção de número circense Aqui (não) Pode Tocar, inspirado na tradicional gague “O Apito”, ao PROAC Edital nº10 – 2011, conquistando sua contemplação.


Agora pegaremos estrada e partiremos em circulação pelo interior do estado de São Paulo e Minas Gerais, percorrendo comunidades com suas praças, ruas e espaços públicos de convivência para apresentação de esquetes e números circenses.


Somada à iniciativa contemplada pelo PROAC, o Grupo doBalaio convida os parceiros Cia do Outro Eu e o fotógrafo Jonatha Cruz para seguir viagem consigo. O objetivo é lançar-se à uma experiência mambembe de arte de rua em contato com diferentes comunidades e artistas do interior de São Paulo.


A bordo de uma Kombi de propriedade do Grupo doBalaio, os grupos circularão por 8 cidades diferentes apresentando esquetes e oferecendo uma exposição de fotos itinerante em praças e ruas, gratuitamente.


Realização: Grupo doBalaio
Parceria: Cia do Outro Eu, Jonatha Cruz
Apoio: PROAC, Centro de Memória do Circo, Rede Livre Leste e Cultura ZL


Ficha Técnica de "Aqui (não) Pode Tocar"




Concepção e Produção: 
Grupo  doBalaio


Artistas:
Anderson Tavares
Ângela Garcia e Garcia
Leandro Hoehne


Direção Musical: 
Charles Raszl


Luthieria: 
Jamil Giudice


Cenário:
Danielly Abreu
Valter Mendes


Apoio em Pesquisa: 
Celso Amâncio
Ermínia Silva
Centro de Memória do Circo


Parceiros:
Arlequina Kombi:


Cia do Outro Eu:
Nilson Castor
Queila Rodrigues
Rhafael Oliveria

Video:
Ana B. Garcia

Fotografia:
Jonatha Cruz

Agradecemos a Deco Morais, Verônica Tamaoki, Cia Estável, Circo-Teatro Guaraciaba, família Hoehne, família Ferreira, família Garcia e Garcia, Mario Fernando Bolognesi secretarias e departamentos municipais de cultura visitados, Sr. Antônio , toda comunidade de Ermelino Matarazzo, Ricardo Cardoso e a todos os companheiros e companheiras de batalha da Rede Livre Leste e do coletivo Cultura ZL.



Um comentário:

  1. Olá galera, que lindo blog...
    Então, podemos colocar o LINK do de vocês no nosso? Pois assim conseguimos ,divulgar um e outro para mais pessoas, ou simplesmente para os Interessados.

    Parabéns galera e boa viajem...

    ResponderExcluir